28 setembro, 2013

Lipidose



Hoje e sábado e a Mileide esta internada desde ontem e fez alguns exames, ficamos na expectativa....
Algumas horas depois chegou o diagnostico... LIPIDOSE!?
O que e isso? E corre pra net pra saber, como foi minha sogra que levou e internou, 
Eu estou totalmente por fora...

Então o que e a tal de lipidose? Bom pelo que entendi costuma acontecer com gatos de idades entre 4 e 12 anos, independente de raça e sexo, geralmente gatos obesos, e uma doença bem comum, porém e bastante grave e pode ser fatal. Essa doença ataca o fígado, Chamada de “fígado gordo”. E caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado, levando à disfunção do órgão. Os gatos obesos são mais susceptíveis a desenvolverem esta doença porque metabolizam a gordura do corpo mais rapidamente do que os gatos magros. Quando o gato fica sem comer, o organismo dele metaboliza a gordura armazenada no corpo como fonte de energia, ai o fígado do gato não consegue trabalhar com tanta gordura, então ele começa a ficar doente, pois essa gordura começa a se infiltrar nas células hepáticas (fígado) e estas não conseguem mais realizar as suas funções.

Sintomas
Os sintomas são progressivos, o gato para de comer (anorexia), fica com os olhos e a boca amarela (icterícia), tipo hepatite em humanos, tem vômitos, fica apático (triste), deprimido e o fígado pode inchar deixando o abdômen do gato maior (hepatomegalia).

As Causas
Podem ser varias: situação de estresse, como a chegada de novo animal ou membro da família, mudança de casa, durante doença crônica (diabetes felina), após cirurgia e algumas vezes estão associadas com histórico de obesidade que foi o caso da Mileide, Principalmente comida gordurosa (uma Ração muito famosa e gordurosa). Enfim a tal doença não tem causa definida, ou seja, o animal simplesmente desenvolve a doença sem motivo aparente.

Diagnóstico
Leve ao veterinário imediatamente, somente ele pode através da avaliação e de exames de sangue, ecografia, radiografia abdominal fazer a confirmação do diagnóstico.

Tratamento
O tratamento não e fácil nem rápido, pois consiste em antibióticos, antitóxicos, suplementos alimentares e alimentação forçada, (pastinha AD, chanin, peito de frango e peixe cozido, e se o gato aceitar ração seca, TUDO SEM GORDURA) e esperar que o seu organismo deixe de metabolizar a gordura.

Como prevenir 
Não deixe seu gato ficar obeso, converse com seu veterinário e de rações menos calóricas.

Se seu gato parou de comer, fique atento! Gatos são muito sensíveis e ficam muito magros rapidamente e seu abatimento é visível em 1 ou 2 dias sem comer.
 CORRA PRO VETERINÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!