27 dezembro, 2008

CURIOSIDADES PARTE-II

Experiência
Numa experiência, cientistas prenderam ímãs potentes a um certo número de gatos: enquanto portavam os ímãs, todos eles perderam completamente seu senso de orientação.

Monmousse
É famosa a aventura de Monmousse, um gato de estimação francês que se perdeu na região do Loire, onde seus donos estavam passando as férias. Dez meses depois ele apareceu em sua casa, tendo percorrido quase 750 quilômetros em seu caminho de volta...

Encontrando o caminho de casa
Gatos podem encontrar o caminho de casa mesmo através de longas distâncias e caminhos desconhecidos.
Pesquisas mostram que eles usam o campo magnético da Terra como uma bússola gigante, guiando-se por sinais de partículas de ferro existentes em seus tecidos vivos.


Andar digitigrado
Felinos, ao andar, apóiam-se na ponta dos dedos: o chamado andar digitigrado.
Seus pés e mãos são arredondados e têm unhas curvas e retráteis, o que é um equipamento exclusivo dessa espécie.

Língua do gato
A língua do gato, assim como a de todos os seus colegas felinos, tem papilas recurvas como espinhos, viradas para dentro e para trás, a fim de manter o alimento preso.

Gatos ferais
Os gatos que descendem de gatos domésticos fugidos ou abandonados, e que retornam à vida selvagem, vivendo afastados dos homens, são chamados gatos ferais.
Família Grande
É grande a família dos gatos. Seus primos são os leões, os tigres, os leopardos, as onças, as panteras, as jaguatiricas, os maracajás, os pumas, as suçuaranas, os linces, os chitas, os jaguares, os ocelotes, os servais africanos, os cafres, os gatos-selvagens europeus. E, já extintos, os tigres dente-de-sabre.