26 dezembro, 2008

Qual o prato do dia?

A alimentação do seu melhor amigo também deve seguir regras, que vão além dos nacos de lanches e bolachinhas
Na hora de alimentar um animal de estimação, várias dúvidas podem passar pela sua cabeça.

Será que os gatinhos podem beber só leite? O cachorro vai enjoar da ração que come todos os dias? Para piorar, a variedade de rações colocada nas prateleiras dos supermercados é cada dia maior. Mas, antes de "estragar" seu pet com muitos mimos ou de gastar uma fortuna em um novo sabor de ração, confira estas dicas sobre a alimentação do seu companheiro.
Animais enjoam da ração que comem diariamente? Lenda! Eles têm apenas 20% da capacidade gustativa de uma pessoa, apesar de sentirem a diferença pelo olfato ou pela textura do alimento. Mas nem tente adaptar as suas vontades ao estilo de vida do seu animal.
Como faço a troca da ração? Substituir a ração é uma mudança brusca no organismo do bichinho. Por isso, faça de forma lenta e gradativa - algo em torno de 10 a 15 dias. A melhor solução é misturar a ração antiga com a nova. Coloque apenas um pouquinho da mais recente e vá aumentando a quantidade até que ele se acostume com o novo sabor.

Com freqüência posso presentear meu pet com petiscos? Petiscos são sempre bem-vindos. Mas fique atenta! Além de calóricos, são mais gostosos do que a ração e seu animal pode deixar o prato principal de lado. Já os biscoitos, feitos de carboidratos, apenas fornecem energia, e seu cãozinho não vai trocar a ração por esse petisco. Atenção: esses alimentos não podem ultrapassar 10% da dieta do animal.

Uma ração para cada idade
Diante da enorme quantidade de rações que há no mercado, bate aquela dúvida sobre qual o melhor produto para seu amiguinho. É que existem rações específicas para cães e gatos de todas as idades e tamanhos, além daquelas especiais, que servem de apoio em caso de doenças, como diabetes, problemas renais e cardíacos, obesidade, osteoporose etc. Para não se perder no meio de tanta oferta, preste atenção no que você deve levar em consideração...

Filhotes: estão em pleno desenvolvimento e precisam de alguns nutrientes em maior quantidade. A ração deve conter mais gordura para fornecer energia e mais proteína para formação dos tecidos.

Adultos (até 7 anos): os ingredientes são os mesmos. O que muda é a concentração das proteínas e das gorduras. Essa diminuição evita o excesso de peso em cães e gatos.

Gestantes: durante a gestação, a fêmea precisa de mais energia e cálcio para o desenvolvimento dos filhotes. O ideal é alimentá-la com ração de filhote que é mais calórica. Dessa forma, as porções não precisam ser maiores.

Idosos (a partir de 8 anos): quando os problemas de saúde começam a surgir é hora de reduzir a quantidade de proteína para não sobrecarregar os rins e enriquecer com substâncias que protegem as articulações.

Apoio: Revista Ana Maria