04 novembro, 2010

Como cuidar do seu Beta para ele ser feliz!

Bom eu comprei um Beta, e agora lá vou eu pra net descobrir como cuida, a comida eu comprei na loja, e uma Beteira também, com pedrinhas no fundo e umas plantinhas que ele gosta de se esconder atrás... .  E ótimo ter um peixinho Beta  ele e lindo e interage com você sim... basta dar atenção a ele.  Agora o que um peixe Beta come, como cuida? Abaixo dicas simples pra você iniciante em criar Betas como eu.

Para que o seu peixinho tenha saúde e uma vida feliz ele precisa de alguns cuidado:

1 Tamanho correto do aquário
O Beta precisa de espaço suficiente pra nadar livre dentro do aquário e que a sua cauda não fique esbarrando nas laterais, cuidado também com coisas que tenham pontas pra não machucar , ele vai gostar de pedrinhas uma toquinha e plantinhas que podem ser naturais ou artificiais, as naturais são melhores pois proporcionam oxigenio e mantem a agua limpa mais tempo, Não que se o aquário não tiver tampa não pode encher a te em cima porque o peixe pode pular para fora do aquário, eles podem saltar mais de 3 centímetros.

2 Qualidade da água e troca
A agua precisa ser limpa e sem cloro, você pode escolher entre agua purificada (no meu caso tenho purificador de agua), a agua mineral (cuidado com a procedência da agua) ou agua da torneira clorada que você vai precisar de um remédio, comprado em pet shops, especifico para tirar cloro da agua para aquários para que o Beta não fique doente.  Mas atenção mantenha a água dele limpa, no mínimo uma vez por semana tem que limpar o aquário e enxaguar bem pra não ter resíduos de sabão e ter sempre um aquário limpo, se você notar que a agua esta suja troque ate antes, para permitir que seu peixe tenha uma vida saudável. Quando der a gema de ovo (um pedacinho bemmm pequeno) troque também a agua depois, porque fica com um cheiro ruim. 

3 A temperatura da água é outro fator importante, ele e um peixe natural do sudeste asiático e não está acostumado com o frio e mudanças bruscas na temperatura da água ou mesmo um ambiente muito frio pode matá-lo. Você pode ter um termômetro  no ambiente e observar isso, também não coloque onde ele receba luz do sol direta, o aquário precisa de claridade não sol, o peixe Beta gosta da temperatura entre 24 a 27 Celsius. Ele tem capacidade de respirar o oxigênio do ar e da água, então não precisa de bombinhas de oxigênio no aquário.

4 Como colocar o peixe no aquário
Eles vem da loja num saquinho com um agua então não jogue o peixe diretamente no aquário, coloque o saco de água flutuando com peixe  nele por 5 minutos para que possa se acostumar ao novo ambiente.  Então vá colocando a agua limpa aos poucos pra ele ir se acostumando com a nova agua, vá colocando aos poucos,  então  retire ele com uma redinha e coloque na nova casinha.
Não use a agua do saquinho no novo aquário pois ela pode estar contaminada!

5 Alimentação
A alimentação pode ser feita com a comida, em forma de ração especifica para Betas, encontrada nas lojas especializadas, 4 a 6 bolinhas ou floquinhos por dia, não de muito porque ira sujar a agua ou ele pode ficar doente de comer.  Ele também pode comer comidas vivas que são as artemias também compradas em pets e gema de ovo ele também gosta muito. 

6 Não coloque dois machos juntos
Eles vão brigar até a morte competindo pelo domínio do espaço. Nas lojas de animais os peixes beta macho são mais vendidos do que o peixe beta fêmea, isso porque o macho possui uma cauda maior e mais bonita. 

 E seja feliz com seu peixinho...