23 dezembro, 2008

CURIOSIDADES PARTE-!

Portas sempre abertas!
Os gatos não se importam de viver em espaços reduzidos, contudo não suportam portas fechadas.
O gato considera a casa como seu território.
Quando encontra fechada a porta de uma divisão, sente-se privado de um espaço que ele considera seu por direito. E se o dono estiver do outro lado da porta aerá ainda pior!

Nada de dominação e submissão!
Para entendermos melhor como os gatos se comportam, é importante sabermos que, ao contrário dos cães, os gatos na natureza respeitam territórios e não hierarquia social, ou seja, não há um líder. São animais solitários e só andam em grupo em caso de necessidade.
Sendo assim, não é possível dominá-los e submetê-los através de punições, como fazemos com os cachorros

Visão no escuro
Gatos parecem enxergar no escuro porque seus olhos são equipados de maneira a aproveitar até a menor quantidade de luz, mesmo quando esta é tão tênue, que para os olhos humanos parece inexistente.
Além disso, eles usam sinais não-visuais captados por suas orelhas, nariz e bigodes para se orientar na escuridão.

Constituição de um gato
Gatos têm um excelente equipamento: 290 ossos, 517 músculos ligados ao esqueleto, 30 dentes, 20 garras afiadas, tendões poderosos, ouvidos eficientíssimos, e exatamente 24 fios de bigode, doze de cada lado, ricamente providos, em sua base, de terminações nervosas, que servem para comunicar informações detalhadas sobre praticamente tudo o que um gato precisa saber.

Dorminhocos e sonhadores
No reino animal, os gatos são os mais dorminhocos.
Eles cochilam duas vezes mais que os seres humanos, em média 16 horas de sono em cada período de 24 horas. Ao contrário do que acontece com as pessoas, que em geral permanecem acordadas durante o dia e têm, de uma só vez, uma longa sessão de sono durante a noite, os gatos distribuem seu sono em cochilos relativamente curtos ao longo das 24 horas.
Eles também sonham: nas fases mais profundas do seu sono, eles podem estremecer, emitir sons e mostrar movimentos rápidos dos olhos sob as pálpebras cerradas.