01 janeiro, 2009

PRA ABRIR O PRIMEIRO DIA DO ANO NADA COMO UM ANJO DA GUARDA

Certa vez, um guerreiro japonês (samurai) morreu durante uma batalha juntamente com seu cavalo e seu cachorro. Então, os espíritos dos três partiram por uma longa caminhada em busca do céu. Haviam subidas e o sol estava forte, por isso eles ficaram com muita sede. Precisavam desesperadamente de água.

Numa curva do caminho, avistaram um imponente tori, portal sagrado, que conduzia a uma praça, calçada com blocos de ouro, em cujo centro havia uma fonte de onde jorrava água à vontade. O samurai dirigiu-se ao guardião do portal e perguntou:

- Que lugar lindo é este?
- Isto aqui é o céu, foi a resposta..
- Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
- O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda.
- Meu cavalo e meu cachorro também estão com sede.
- Lamento muito, aqui não se permite a entrada de animais.

O samurai ficou muito desapontado porque sua sede era grande, mas ele não beberia sozinho, deixando fora seus amigos. Assim, prosseguiu seu caminho.

Depois de muito caminhar morro acima, com sede e cansaço multiplicado, eles chegaram a um sítio, em cuja entrada havia uma velha porteira aberta. Perto da sombra de uma árvore descansava sentado um velho senhor.

- Estamos com muita sede, meu cavalo, meu cachorro e eu.
- Há uma fonte naquele ishibashi (bacia de pedra). Podem beber à vontade e se quiserem podem ficar por aqui, disse o velho.

O samurai, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.

- A propósito, perguntou o samurai, qual é o nome deste lugar?
- Céu, respondeu o ancião.
- Céu? Mas o guarda do portal disse que lá era o céu!
- Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
- Mas então essa falsa informação deve causar grande confusão...
- De forma alguma, respondeu o velhinho. Na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque por lá ficam todos aqueles que são capazes de abandonar até seus melhores amigos...