22 agosto, 2010

Ativistas fazem ato no Dia Mundial do Animal Abandonado

22 de agosto de 2010

(da Redação)

Ativistas em defesa dos direitos animais da organização internacional AnimaNaturalis realizaram uma ação para comemorar o Dia Mundial do Animal Abandonado.

Ativistas chilenos pedem o fim do abandono de animais. Foto: Divulgação

A data é celebrada anualmente no terceiro sábado de agosto desde 1991 e foi criada pela Sociedade Internacional dos Direitos Animais (International Society for Animal Rights, ISAR). Ricardo Cirio, coordenador nacional da ONG no Chile, disse que a idéia era convidar as pessoas a não comprar animais, mas adotá-los.

“Além disso, chamamos a atenção para a importância da educação e guarda responsável. As pessoas muitas vezes deixam seus animais sem abrigo, resultando em fêmeas prenhes, cujos filhotes crescem na dureza da rua e sob a indiferença humana. Este último, torna-se um círculo vicioso “, disse o representante.

Cirio, também disse que o problema dos animais abandonados é o produto de uma sociedade irresponsável.

Abandono de gatos e adoção são abordados em livro infantil

Sandra Meyer Silvestre lançou mão dos recursos de que dispunha e escreveu um livro. Gatinhos Travessos em Versos é uma produção em família. É dos Meyer Silvestre não só o texto, mas as fotos que ilustram as páginas e a capa que apresenta um gatinho preguiçoso.

A edição de Gatinhos Travessos em Versos é independente, e a primeira edição foi de 300 exemplares, o suficiente para a autora, que vive em Criciúma, no sul de Santa Catarina, lançar na feira do livro da cidade, que terminou na última semana.

O livro de Sandra conta a história de cinco gatinhos abandonados e que foram adotados por uma menina. Alguns textos são releituras de tradicionais versos de músicas e literatura infantis.

Leitura fácil para uma contação de histórias. Mas, por conter imagens de felinos no cotidiano, como embaixo da cama, em cima do computador, brincando com novelos, pode-se dizer que Gatinhos Travessos em Versos não é um livro somente infantil. É uma obra para quem é apaixonado pelos gatos.

Gatinhos Travessos em Versos, de Sandra Meyer Silvestre.
Edição do autor. 39 págs. R$ 18

Fonte: Diário Catarinense