20 dezembro, 2008

O leite é bom para os gatos?



Quando queremos agradar um gato, nós lhe oferecemos um pouco de leite.
É verdade que ele raramente recusa, mas devemos estar conscientes de que nem todos os gatos são capazes de digeri-lo corretamente. A tolerância ao leite varia muito de um indivíduo para outro. Portanto, é necessário ter algumas idéias práticas das quantidades de leite que podem ser dadas sem prejudicar a saúde do gato e das possíveis conseqüências de um excesso.
A matéria seca do leite é muito rica em gorduras, mas sua grande diluição constitui o primeiro obstáculo à sua utilização como fonte alimentar exclusiva para o gato. Na verdade, para suprir as necessidades energéticas diárias de um gato adulto de 4 Kg, unicamente com o leite, seria necessário quase meio litro de leite integral (700 Kcal/litro) ou 800 ml de leite semi-desnatado (450 Kcal/litro) por dia.
Estes volumes evidentemente, ultrapassam sua capacidade digestiva. Conseqüentemente, o leite não pode representar mais que um complemento nutricional. Mesmo assim, ele será tolerado somente se as enzimas necessárias à hidrólise dos diferentes componentes do leite estiverem presentes em quantidades suficientes. A lactose constitui o principal açúcar do leite.
O leite de gata é bastante rico em lactose, mas bem menos que o leite de vaca.
Durante as 5 primeiras semanas de vida, o filhote digere bem a lactose, graças à produção intestinal de uma enzima específica, chamada lactase. No desmame, a secreção de lactase diminui rapidamente de 75 a 90% . A atividade da lactase atinge seu nível no adulto, ao redor de 12 semanas: de 10 a 30 vezes menos que em um filhote recém-nascido.
Esta perda da capacidade de digerir a lactose ocorre mesmo se o filhote continua recebendo leite após o desmame. Dependendo do caso, o limiar de tolerância dos gatos desmamados varia muito: em média, ele representa 1 a 2g de lactose por Kg de peso.
Quando a capacidade lactásica é ultrapassada, as fezes se tornam moles, até mesmo com diarréias hemorrágicas em alguns casos. Além disso, constatamos que um excesso de lactose na dieta é responsável por uma digestão menor das proteínas. Isto pode ser explicado por duas razões: as proteínas são menos submetidas ao ataque enzimático no intestino delgado, devido à aceleração do trânsito intestinal. Como a lactose chega não-digerida ao intestino grosso, isto estimula a proliferação da flora microbiana e as proteínas são incorporadas pela massa bacteriológica.
Para evitar uma intolerância ao leite, é conveniente não fornecer mais de 1g de lactose por Kg, a um gato depois de desmamado. Isto equivale a um máximo de 20ml de leite (integral ou semi-desnatado, isto não altera nada), por Kg de peso. Por outro lado, sendo o gato um carnívoro, ele é perfeitamente capaz de digerir a caseína, que representa cerca de 80% das proteínas do leite. Esta proteína, de excelente qualidade, poderá ser utilizada com vantagem como fonte complementar de aminoácidos, em um alimento para gatos.
Somente seu custo (cerca de 10 vezes o de uma fonte de proteína animal clássica) limita sua utilização.

Fonte: Pascale Pibot, Médica Veterinária do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Royal Canin