22 junho, 2011

Doenças que o frio causa nos gatos

Todo gateiro sabe que os gatos adoram cama, cobertores quentinhos, colo e quem sabe casinhas e toquinhas bem legais para se esconderem do frio, pois saiba que eles embora peludos também sentem frio e ficam doentes nessa época, eles também podem ter gripe e pneumonia, que devem ser prevenidas com vacina, como também outras doenças.


  1. Tríplice:

Panleucopenia: doença viral, muito parecido com a parvovirose canina, os sintomas da doença estão relacionados com o sistema digestivo: vômito, perda de apetite e diarréia com ou sem sangue. A transmissão ocorre por contato direto do animal com as fezes e urina de animais infectados no ambiente.

Rinotraqueite: vacina contra Herpesvírus, doença viral. Causa espirros, conjuntivite, dificuldade respiratória, corrimento nasal catarral, febre, prostatação, inapetência e as vezes associado a pneumonia.

Como o Herpesvírus não é eliminado do organismo do animal após o contato, o gato não vacinado será portador definitivo do vírus. Isto quer dizer, que se o animal passar por um período de estresse ou queda de resistência, o Herpesvírus poderá se manifestar, causando os sintomas respiratórios característicos: secreção ocular, nasal, tosse e pneumonia.

Calicevirose: doença viral. O quadro é muito semelhate a rinotraqueite. é responsável por problemas respiratórios e provoca ferimentos na boca. Este vírus é muito resistente no ambiente. Estas doenças são conhecidas como gripe dos felinos.

  1. Quádrupla:

Panleucopenia

Rinotraqueíte

Calicivirose

Clamidiose: Menos grave que a leucemia, causa principalmente problemas no trato gastro intestinal, semelhante a parvovirose canina e a panleucopenia nos gatos, pode eventualmente causar abortos e pneumonias. É uma zoonose (doença transmissível ao ser humano). É uma doença caracterizada por uma conjuntivite crônica e rinite moderada. Os sintomas precoces da doença são congestão ocular, aumento de lacrimejamento, febre, rinite e espirros são observados. A doença dura de 2-6 semanas em gatos adultos, mas raramente é fatal.

  1. Quintupla:

Panleucopenia

Rinotraqueíte

Calicivirose

Clamidiose

Leucemia felina: É um vírus que pode causar uma neoplasia (câncer) aparecimento de tumores e queda de resistência do sistema de defesa do organismo, tornando-os sujeitos a doenças oportunistas., é transmitido de gato para gato por contato direto ou congenitamente e está presente na saliva. A vida média de um animal doente é de 2 a 3 anos após a infecção. Gatos fracos ou que constantemente apresentam problemas de saúde são considerados suspeitos para Leucemia Felina. O diagnóstico é feito pelo teste Elisa. Não existe cura, apenas a prevenção por vacina. A Leucemia Felina é atualmente a doença que mais mata gatos que vivem em Gatís e Associações.

  1. Anti-rabica:
Raiva: Doença infecto contagiosa aguda e fatal, caracterizada por sinais nervosos, apresentados por agressividade e por semi-paralisia ou paralisia. Tempo de encubação: pode aparecer de 10 a 90 dias.